terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Debatedores e entrevistado: a "arte" do jornalismo esportivo

Debate esportivo pode e deve se tornar mais interessante quando há um entrevistado.


"A entrevista é um expediente fundamental para o trabalho de qualquer jornalista.(...) Entretanto, o que muitos desconhecem é que esses momentos não dependem apenas da qualidade das perguntas e do entrevistado. Um ponto fundamental para a realização de qualquer entrevista é a investigação passiva, também chamada de observação. "  (Equipe Universidade do Futebol)

Hoje pude ouvir a entrevista de Carlos Arini - Supervisor de Futebol do Avaí, no Debate Diário da Rádio CBN. Não foi só as perguntas e as respostas que me chamaram atenção.
A postura dos integrantes da mesa e do entrevistado num determinado momento foi crucial para se perceber o que pode ter sido varrido para debaixo do tapete.

Temas importantes e reais foram atropelados por um dos integrantes(jornalista), que acredita saber tirar o foco criando pseudos-polemicas. Sem premissas, fundamentos ou conclusões aproveitáveis. Ou seja, idiotice pura. 

Renato Semensati postou em seu twitter logo após o programa (não sei se tem algo a ver com a entrevista, mas  é um alerta a jornalistas e diretores esportivos ultrapassados e/ou mal intencionados).

 Renato Semensati 

Algumas pessoas ainda acham q fazendo "conchavos" com jornalistas irão esconder verdades. Precisam evoluir. Hoje existem redes sociais.

4 comentários:

  1. Amei esse post Kk! Deu até alívio saber que tem alguém que também está ouvindo e tendo noção do que está ouvindo. E o comentário do Semensati, se não tem a ver com o debate de hoje, é super pertinente para o respectivo episódio.

    ResponderExcluir
  2. claro que não podemos ter certeza do que se passa,mas para o Renato Semensati(uma pessoa que se sair algum dia da RBS e for pra outra emissora ele teria liberdade de trabalhar e expressar o que as vezes sente até dentro de algumas twittadas que ele dá,como claro sabemos que lá não há liberdade pra falar assim)é um alerta pra todo mundo.Por isso que quando as vezes as pessoas não são de conchavos e dizem o que pensam a sociedade vem e pisa em cima e tá nem aí.Há muitos que gostam de puxar o saco,puxar o tapete e fazer conchavos e até comentários comprados e isso até no próprio jornalismo(e isso não precisa ter o diploma pra saber,pois é lições da vida que se levam até pra outras coisas sim)também.E claro que alguns ali,sabemos e inclusive no Debate Diário quem se posiciona em cima do Muro e com conchavo e outros poucos que se salvam ou não.
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser seguir o blog!e também to de acordo com a Larissa Poeta de Mello!

    ResponderExcluir
  3. KK, te mandei um e-mail, dá uma olhadinha :)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Me recuso a comentar sobre a péssima imprensa esportiva de SC... São os piores do Brasil.

    ResponderExcluir