quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Vira latas" são os outros

Todos sabem que adoro futebol e que sou brasileira.
Meu ídolo no futebol é o melhor do mundo: Pelé.
Sendo assim, estou acompanhando e torcendo pelo Santos nesse Mundial de Clubes.
E me impressiona a  superioridade que a imprensa, inclusive a nacional, está dando ao Barcelona.
Lembrei imediatamente de um texto do incomparável Nelson Rodrigues, escrito em 1958.
Onde ele escreve sobre a seleção brasileira e os brasileiros.
Abaixo um trecho do que disse esse imortal escritor:

(...)Mas vejamos: - o escrete brasileiro tem, realmente, possibilidades concretas? 
Eu poderia  responder, simplesmente, "não". 
Mas eis a verdade: - eu acredito no brasileiro, e pior do que isso: 
- sou de um patriotismo inatual e agressivo, digno  de um granadeiro bigodudo. (...)
A pura, a santa verdade é a seguinte: - qualquer jogador brasileiro, quando se desamarra 
de suas inibições e se põe em estado de graça, é algo de único em matéria de fantasia, de 
improvisação, de invenção. 
Em suma: - temos dons em excesso. 
E só uma coisa nos atrapalha e, por vezes, invalida as nossas qualidades. 
Quero aludir ao que eu poderia chamar de "complexo de vira-latas". 
Estou a imaginar o espanto do leitor: - "O que vem a ser isso?". Eu explico. 
Por "complexo de vira-latas" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, 
voluntariamente, em face do resto do mundo.(...)"


Em 1958 o Brasil sagrou-se campeão Mundial e de  lá pra cá fica difícil ser "complexado". 
Ora, nós somos Penta. Penta!
Temos pedigree.
"Vira latas" são os outros no Futebol.
Certo Nelson?
Vai pra cima deles, Santos!


2 comentários:

  1. É que falar do Messi e do "Barça" dá ibope. A imprensa vive de momentos,se o Santos for campeão, aí a coisa muda... É muita hipocrisia.
    Vai Santos!

    ResponderExcluir